Licitações Mais

  Fale Conosco  (41) 99595.8385   (41)3513.6555   contato@licitacoesmais.com.br 

Home/Blog

Blog 

A Licitações Mais disponibiliza este canal de informações para que você fique por dentro das principais notícias que norteiam o mercado licitatório no Brasil.

Licitações

18/12/2017 ás 23:00

51° Cúpula do Mercosul terá acordo para compras governamentais

img

Será realizada em Brasília no dia 21 de dezembro a 51ª reunião de cúpula do Mercosul, que traz consigo a expectativa de acordo de compras governamentais que pode abrir um mercado de mais R$ 80 bilhões. Com esse entendimento, empresas brasileiras poderão participar de processos dos governos como Argentina, Paraguai e Uruguai em igualdade de condições de empresas locais.

Tal acordo tem o objetivo de neutralizar regras adotadas pelos países para privilegiar empresas locai nas sessões das licitações. Por exemplo: quando vai adquirir produtos ou serviços, o Uruguai dá uma vantagem de 5% a 8% para suas empresas. Ou seja, compra da empresa local mesmo se houver concorrente estrangeiro com preço até 8% menor. Na Argentina, essa margem de preferência é de 7%. No Paraguai é de 20%.

A falta de acordo para o procedimento das licitações abre caminho para ações que funcionam como barreira aos estrangeiros, como a divulgação de editais, restrita ao mercado local. Porém, um tema como a decisão do Uruguai de cobrar taxa de 2% sobre a entrada de mercadorias vindas de outros tende a causar mal estar nos bastidores da reunião.

Galeria Fotos

0 Comentários

Deixe seu comentário 

Categorias

Mais Lidas

A nossa marca mudou. Estamos de cara nova!

Esqueci minha senha 

Informe seu e-mail de cadastro para receber as instruções de como recuperar sua senha.

Conteúdo restrito a assinantes 

Possui cadastro?

Faça seu login para ter acesso completo
Entrar

Ainda não possui cadastro?

Crie sua conta agora e teste gratuitamente!
Fazer cadastro